Desabafo: Propaganda é a arma do negócio
Está se tornando, hoje em dia, praticamente impossível se assistir televisão, não vou nem me ater ao conteúdo programático das redes de televisão, que com uma ou outra rara exceção apresenta bons programas. Mas vou me concentrar nas propagandas. A propaganda de televisão é uma das partes mais caras de uma campanha publicitária, onde estão envolvidos diversos profissionais dentre atores renomados, diretores, figurantes, técnicos entre outros. O mínimo que poderíamos esperar era uma propaganda de qualidade, que não agredisse nos olhos e ouvidos e não insultasse nossa inteligência.
As propagandas de remédios, principalmente as de anti-gripais são escorchantes. Cada vez que vejo uma, fico pensando como eu devo ser um tremendo idiota, pois se eu posso ser convencido com um slogan do tipo “É gripe? Benegripe”, o William Bonner está certo e eu sou um Homer Simpson na frente da tv. E não para por aí, essa história começou, até onde eu me lembro, lá no “Atchim, Resprin”. Mas deve haver uma esperança, já tem publicitários que saíram das onomatopéias e rimas infantis como os gênios da campanha do Melhoral: “Melhoral melhoral pra você ficar legal”. E o melhor é que o avanço não ficou só na sentença maior, mas esse slogan é, pasmem, cantado.
Mas eu guardei o melhor para o final, as propagandas de lojas de departamentos que são, definitivamente, o estereótipo da sociedade brasileira, não importa a qualidade e sim a quantidade de ofertas. Não importa a taxa de juros, e sim que a parcela caiba no bolso. Não importa o horário e o canal, passam em todos os horários e em todos os canais.
Deve existir uma rede secreta de informações que mina das agências de publicidade as mentes criativas. Essas devem ser exiladas ou lobotomizadas de modo que só produzam lixo de primeira qualidade. Mas, por enquanto, ainda temos a opção de desligar a tv.

2 Comments:
Muito bom o texto , vi todos os seus textos e adorei, você tem algum contato , gostaria de conversar mais , qualquer coisa meu e-mail é vinnie-s@hotmail.com
Também achei muito bom o texto e espero que quem o leia se concentize do quanto as propagandas de tv nos influenciam.
Postar um comentário
<< Home