domingo, maio 14, 2006

Desabafo: Propaganda é a arma do negócio

Está se tornando, hoje em dia, praticamente impossível se assistir televisão, não vou nem me ater ao conteúdo programático das redes de televisão, que com uma ou outra rara exceção apresenta bons programas. Mas vou me concentrar nas propagandas. A propaganda de televisão é uma das partes mais caras de uma campanha publicitária, onde estão envolvidos diversos profissionais dentre atores renomados, diretores, figurantes, técnicos entre outros. O mínimo que poderíamos esperar era uma propaganda de qualidade, que não agredisse nos olhos e ouvidos e não insultasse nossa inteligência.

As propagandas de remédios, principalmente as de anti-gripais são escorchantes. Cada vez que vejo uma, fico pensando como eu devo ser um tremendo idiota, pois se eu posso ser convencido com um slogan do tipo “É gripe? Benegripe”, o William Bonner está certo e eu sou um Homer Simpson na frente da tv. E não para por aí, essa história começou, até onde eu me lembro, lá no “Atchim, Resprin”. Mas deve haver uma esperança, já tem publicitários que saíram das onomatopéias e rimas infantis como os gênios da campanha do Melhoral: “Melhoral melhoral pra você ficar legal”. E o melhor é que o avanço não ficou só na sentença maior, mas esse slogan é, pasmem, cantado.

Outro produto cujas campanhas publicitárias têm sido dignas de prêmios cannes são as de telefones e operadoras de celulares. O celular que passa por de baixo da porta, o celular que tem lanterna e vai te livrar do bar do Hannibal Lecter e por aí vai.

As montadoras de veículos também estão se especializando em aprovar propagandas ruins. A campanha do novo Celta é simplesmente sensacional, uma coisa meio gladiador, com coração valente e um velhinho no melhor estilo senhor dos anéis, que como que por mágica, invoca o “Deus Celta” que ao derrapar joga uma pedra na cabeça do guerreiro adversário. É simplesmente incrível, posso comprar um Celta e ficar tranqüilo, pois, se algum dia eu me vir naquela situação estarei protegido.

Mas eu guardei o melhor para o final, as propagandas de lojas de departamentos que são, definitivamente, o estereótipo da sociedade brasileira, não importa a qualidade e sim a quantidade de ofertas. Não importa a taxa de juros, e sim que a parcela caiba no bolso. Não importa o horário e o canal, passam em todos os horários e em todos os canais.

Deve existir uma rede secreta de informações que mina das agências de publicidade as mentes criativas. Essas devem ser exiladas ou lobotomizadas de modo que só produzam lixo de primeira qualidade. Mas, por enquanto, ainda temos a opção de desligar a tv.

2 Comments:

At 19/02/2009, 19:10, Blogger Vinnie-votecine said...

Muito bom o texto , vi todos os seus textos e adorei, você tem algum contato , gostaria de conversar mais , qualquer coisa meu e-mail é vinnie-s@hotmail.com

 
At 29/03/2009, 10:44, Anonymous Anônimo said...

Também achei muito bom o texto e espero que quem o leia se concentize do quanto as propagandas de tv nos influenciam.

 

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